segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rende-se

Quando passamos por uma loja sempre vemos oque?Renda e cláro,esse tecido está entrando com tudoooooooooooooooooooooooooo nesse verão. Bom então vamos falar um pouquinho sobre esse tecido super na moda.

Historia da Renda:

A renda é um tecido com padrão de orifícios e desenhos feitos à mão ou à máquina. Os tipos mais comuns são a renda de bilros e a renda de agulha. A renda de bilros é criada pela manipulação de numerosos fios, cada um deles presos a um bilro, sendo em geral trabalhada sobre uma almofada.A de agulha é confeccionada dando-se laçadas com o fio (estando uma extremidade presa a uma agulha e outra presa a uma base) em pontos simples ou complexos, o que resulta num padrão ou desenho preestabelecido. Acredita-se que renda de bilros seja originária de Flandres (região belga) e a de agulha, da Itália.Nos séculos XVIII e XIX, os centros de produção de rendas de bilros eram Chantilly e Valencienses, cada um com desenhos próprios. Alençon, Argentan e Veneza são centros associados à renda de agulha. De início, o uso das rendas restringia-se aos mantos do clero e da realeza, geralmente sob a forma de passamanaria dourada ou prateada. Nos séculos XVII e XVIII, a renda já era usada em adornos de cabeça, babados, aventais e enfeites de vestidos. No início do século XIX, era muito empregada em vestidos; vestidos de chá; véus; casaquinhos; luvas; e os adornos de guarda-sóis e regalos,bertas, fichus, lenços e xales também foram feitos de renda.

beaded satin gown c1890 A História da Renda fotostraje cetro1 A História da Renda fotos

1920 hhh A História da Renda fotosdoucet couture silk lace cape c1890 1900 A História da Renda fotos

Antes do século XIX ela costumava ser produzida em fios de linho, mas o algodão tornou-se mais comum. A renda feita à máquina surgiu no final do século XVIII, embora não fosse patenteada até meados do século XIX. A popularidade da renda caiu no final do século XIX e início do século XX. Desde essa época, raramente é usada e ficou associada à confecção de lingeries.

A renda nunca desapareceu por completo da moda, pois nos vestidos de noivas e debutantes ela sempre aparece. O alta-costura francesa também não dispensa o uso de uma bela renda.

Curiosidades

catarina de medici A História da Renda fotosCatarina de Médici

Foi Catarina de Médici que introduziu o uso da renda na corte francesa. Isso causou um consumo exagerado e desenfreado, o que fez com que os cofres franceses fossem praticamente esvaziados devido aos custos de importação. Foi promulgado um decreto pelo rei da frança, que proibia o uso da renda, tamanho foi o caos.

No entanto, descobriu-se que ara melhor produzir do que importar o produto.
Foi Colbert, ministro de Luiz XIV, que teve a brilhante idéia e em 1665 fundou em Alençon, as “Manufaturas reais o ponto de França” -tocadas pelas mãos de 30 rendeiras de Veneza e 200 de Flandes.

No Brasil a renda de bilros foi trazida pelos portugueses e durante muito tempo foi a ocupação de freiras nos conventos. Elas teciam alfaias para os altares das igrejas. Tanto no Brasil como em Portugal, atualmente a renda de bilro é feita por mulheres de pescadores em geral. Esse fator é associado à chegada das rendas pelos litorais.



renda22 A História da Renda fotos

RENDA-SE À PRADA

prada61 A História da Renda fotos

Prada Inverno 2011

“A renda é uma estrutura muito Prada por excelência. Em suas malhas abertas e delicadas construídas com fios que podem ser de seda, algodão, poliéster, juta, ráfia, linho ou lã estão as tramas de sua imagem cheia de contradições. E os opostos são elementos caros à marca de Miuccia e já expus aqui em outro post.

Não podemos esquecer do caráter monástico da renda, usada no começo de sua feitura, lá pelo século 16 por autoridades eclesiásticas. Na nossa memória afetiva, a renda está sempre associado as delicadezas de datas como batizados, casamentos ou velórios. No século 19, por exemplo, ela fez parte do vestido de noiva da rainha Vitória da Inglaterra.

Em compensação é impossível esconder a alta carga fetichista da renda. A transparência e sua associação com as detalhes de lingeries e underwear no começo do século 20 ainda perduram no nosso imaginário.”


Leia esta matéria completnicole prada detalhes em renda A História da Renda fotos

Prada Inverno 2011

pradafallwinter08bagstndc5 A História da Renda fotos

miumiu61 A História da Renda fotos

Como em Prada, a Miu Miu tem uma renda para o Inverno 2011. Essa daqui é a guipure, mais grossa e encorpada e deixa à mostra partes de baixo alaranjadas…

Espero que tenham gostado do que preparei para vocês. Beijinhos, Gio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário